Conheça o mais belo litoral brasileiro - Cumuruxatiba
 
Cobertura do Evento

IV Cumuru Festival (2009)

Onde a vida não precisa ter pressa

2º Cumuru FestivalA oportunidade: uma vaga para cobrir o IV Cumuru Festival, realizado entre os dias 4 e 7 de setembro. A motivação: conhecer um vilarejo cheio de encanto, cheio de histórias, escondido no litoral sul da Bahia. A missão: descobrir e contar um pouco da história de Cumuruxatiba e seus moradores.

Não perdi tempo. Enviei currículo, pesquisei sobre o lugar, pude ter uma vaga ideia do que poderia encontrar em terras baianas, produzi este vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=LR8DZ1Yi0R8) e fui selecionado para fazer a cobertura do Festival. Num processo seletivo que reuniu mais de 200 jornalistas, tive a honra de ser escolhido pelos próprios colegas-concorrentes, que votaram no vídeo que lhes parecera mais interessante.

Voo Livre - Cumuruxatiba - Foto 01Foram cinco dias em Cumuruxatiba. Parece que foi uma vida. Mas deixou a sensação de que poderia ter durado muito mais. O lugar é, de fato, um paraíso tropical.

Calma lá que não se trata de nenhum desses lugares badalados, como um resort nas Bahamas ou uma ilha turbulenta e agitada da Espanha. É um paraíso que ainda conserva e faz questão de manter belezas naturais, cultura local, raízes e costumes. Um lugar de belas praias, mas também de excelente culinária. Da roda de capoeira na praça à influência indígena que dá cara e forma ao vilarejo.

Mountain Bike - Cumuruxatiba - Foto 04Um lugar feito de hábitos e pessoas simples. Aconchegante, sobretudo. São diversas pousadas, que recebem os mais variados tipos de turistas. Alguns, inclusive, vão só para passear, mas acabam voltando, criando raízes e residência em Cumuru.

Com pouco mais de 4000 habitantes, e uma calmaria já habitual - seja nas ruas, seja nas praias -, a vila está longe de ser um “programa de índio”. Há variedade e muitas opções. Para comer, beber, se divertir, conhecer e aprender.

Foto 01O IV Cumuru Festival é prova dessa diversidade. Além da mostra gastronômica, que colocou lado a lado pratos típicos de diversos cantos do Brasil e do mundo – da paella valenciana ao vatapá com caruru, da moqueca de camarão ao filet mignon ao estilo bistrô -, Cumuruxatiba ofereceu aos seus visitantes um extenso pacote de atrações.

Foto 03Manifestações culturais típicas da região, como a dança dos índios, as rodas de capoeira, o maculelê e o belíssimo espetáculo afro-indígena do grupo Ser Movimento; mostra de orquídeas e artesanato, um dos pontos altos de Cumuru; além do avistamento de baleias jubarte, que brindam a costa sul da Bahia com um belo espetáculo em alto mar... Enfim, um festival com pompa, que não se esqueceu, no entanto, de suas raízes, muito menos de sua gente, o povo e a diversidade que fazem a magia do lugar.

Pois Cumuruxatiba é assim. Simples, acolhedora, sem rodeios. Um vilarejo, como bem dizem seus habitantes, “onde o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa”.

Por Breiller Pires

===================

No final de outubro, será veiculada, aqui mesmo no Portal, uma série de vídeo-reportagem contando um pouco da história de Cumuruxatiba e do IV Cumuru Festival. Fique por dentro!

Foram sorteadas duas estadias para o período do Festival através do portal Cumuruxatibabahia.com. As ganhadoras foram Maria Inês Bergamim e Cecília Garroux, de Sorocaba, interior de São Paulo.


Cumuruxatiba Bahia
Cumuruxatiba - Prado -Bahia - Brasil
E-mail: operacional@cumuruxatibabahia.com | Website: www.cumuruxatibabahia.com


Link Patrocinado: Hospedagem em Cumuruxatiba



2017 Copyright Cumuruxatiba Bahia
Divulgação




Cumuruxatiba Bahia
Cumuruxatiba - Prado -Bahia - Brasil
E-mail: operacional@cumuruxatibabahia.com | Website: www.cumuruxatibabahia.com


Link Patrocinado: Hospedagem em Cumuruxatiba


2017 Copyright Cumuruxatiba Bahia
10/07/2014 - ABERTA A TEMPORADA DE BALEIAS EM PRADO | CUMURUXATIBA                        |