Address Van Quan, Ha Dong, Ha Noi. Hotline 0123456789

Calendário anual de Eventos em Cumuruxatiba/Prado


Festa de São Sebastião - Eventos em Cumuruxatiba Bahia

Calendário anual de Eventos em Cumuruxatiba/Prado

20/01 – Festa de São Sebastião
O dia 20 de janeiro representa uma data folclórica no vilarejo de Cumuruxatiba, que anualmente, explode em festa para comemorar o dia de São Sebastião, reconhecido como o santo protetor da humanidade contra a fome, peste e a guerra.

São Sebastião, importante oficial das tropas romanas na Europa do séc. III, foi torturado e condenado à morte pelo Imperador por espalhar sua fé e converter muitas pessoas para o cristianismo.

As festividades em Cumuruxatiba simbolizam a influência cristã européia vivida no período de colonização de nosso país. Centenas de pessoas vêm de diversas cidades do Brasil para participar dessa grande manifestação cultural, que tem como momento mais esperado, a puxada do Mastro de São Sebastião.

Em meio a muita música e dança, é carregado o imponente mastro (mais de 12 metros de comprimento), conhecido como “Pau de Bastião”. Após percorrer a Avenida Principal, várias ruas do vilarejo e também a orla da praia, o mastro é enterrado, em frente à Igreja de Santo Antônio.

Festa de São Sebastião - Eventos em Cumuruxatiba Bahia

30/06 à 13/07 – Santo Antônio em Cumuruxatiba
Do dia 01 ao dia 13 de Junho, comemoramos a data de Santo Antônio. Uma festa ambém tradicional aqui em nossa vila. A trezena como é conhecida, é mais uma oportunidade de encontro para quem gosta do sabor das festas Juninas.

Barracas com Quentão; Cachorro Quente; Maçã do amor; Amendoim; Licores; Milho; Manguzá; Milho verde; Pipoca e muita alegria no compasso do forró de origem, a Banda ForróXatiba.

Julho à Novembro – Temporada das Baleias em Cumuruxatiba
A vila de Cumuruxatiba se orgulha de receber visitantes de todas as partes do mundo. E não é para menos, com tantas maravilhas naturais, cenários litorâneos paradisíacos e aquele calorzinho baiano que é a cara do Brasil. Pois é justamente pelo calor de suas águas, que Cumuru tem o privilégio de acolher “turistas” muito especiais e que vêm de longe: as dóceis Baleias Jubarte.

Suas viagens duram cerca de dois meses, partindo do frio congelante dos mares antárticos rumo à costa nordeste brasileira. Por aqui, as Baleias Jubarte encontram o clima ideal para acasalar e dar à luz seus filhotes. Tendo uma cria por gestação, as jubartes permanecem amamentando nas águas tropicais, até que seus filhotes estejam fortes o bastante para suportarem o retorno às proximidades das ilhas Sanduíche do Sul e Geórgia do Sul, áreas de alimentação da espécie.

Todos os anos, entre julho e novembro, quem passa por Cumuruxatiba não pode perder este espetáculo: além de belas, as jubartes são ótimas acrobatas. Saindo das águas em saltos incríveis, proporcionam um verdadeiro show aos frequentadores das praias do extremo sul da Bahia.

Para quem deseja ir além das avistagens da orla, existem opções de passeios turísticos a barco em Cumuruxatiba, providos de biólogos preparados para apresentar em detalhes as características e hábitos das Baleias Jubarte.

Reveillon em Cumuruxatiba
Uma explosão de fogos à beira mar, próximo ao Pier, com apresentação do Grupo Capoeira Sul da Bahia.

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Notificação de